Sorrir diminui o nível de estresse e ajuda a economizar nas despesas
- Adriano Müller
- 19 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Muitos estudos já comprovaram a eficácia do bom humor na prevenção das mais variadas doenças. As reações funcionam como uma espécie de vacina, melhorando o funcionamento do corpo e auxiliando na diminuição dos dores musculares. O processo está ligado diretamente a liberação de duas substancias no organismo: Endorfina e serotonina. Elas são as responsáveis por proporcionar os momentos de felicidade e bem-estar, ainda, como se não bastasse, ativam o sistema imunológico – principal responsável na prevenção e combate das doenças.
A falta dessas substancias é a principal causadora no aumento de estresse, provocando problemas como a insônia, transtornos alimentares, depressão, problemas cardiovasculares e prisão de ventre, citando apenas as mais recorrentes.
Em pesquisa realizada pelo Isma – Brasil (International Stress Management Association), os brasileiros ocupam o segundo lugar no ranking de pessoas com maior nível de estresse no mundo. Para os entrevistados um dos principais motivos para o excesso de tensão é a falta de dinheiro. Os brasileiros se sentem dependes dos empregos e muitos são obrigados a continuar trabalhando mesmo após a aposentadoria.
Por isso, quando falamos em prevenção de doenças, sorrir é o melhor remédio para solucionar o excesso de estresse e a falta de dinheiro. Sorrir diminui a pressão arterial, melhora a digestão, limpa o organismo, reduz as dores musculares e melhora a oxigenação da pele. Sem falar que conviver com pessoas sorridentes é muito mais agradável e prazeroso.
O mau humor é o maior causador de acidentes vasculares como infartos, as anginas e os derrames. Por isso, devemos cultivar mais a paciência, aumentar a aceitação – sendo menos rígidos – e deixar o autoritarismo de lado. Cultivar o bom humor é poder colher bem-estar e qualidade de vida. Faça disso uma filosofia de vida.
O poeta Vinicius de Moraes afirmava no famoso Samba da Benção que “é melhor ser alegre que ser triste. ” Vamos ouvi-lo, parando de franzir a testa e soltando boas gargalhadas. Afinal de contas, melhorar a saúde e economizar nas despesas nunca foi tão fácil.
https://www.avovo.com.br/




Comentários